Buying medicines in the US

Ler em Português
Read in English

Já vos falei sobre a minha ida ao dentista no post anterior  – podem ver aqui – e, como seria de esperar, foi-me receitado Ibuprofeno para tomar se tivesse dores e um antibiótico. Nunca eu pensei que ir à farmácia pudesse ser um desafio.

Na minha ideia, dava-lhes a receita, pagava e bye-bye. Não. Há um processo todo em volta disto que só me faz rir do quão difícil é o estar a lidar com um sistema de saúde deste género.

Passo a explicar: uma pessoa vai à farmácia, leva a receita e dizem-vos para voltar dali a uns minutos enquanto “preparam” o medicamento. Para o Ibuprofeno foi um drama pois o dentista passou a receita nos meus apelidos e então a mulher da farmácia estava super reticente em me dar a porra do Ibuprofeno 600mg quando eu podia comprar 3 caixas de Ibuprofeno 200mg das prateleiras do supermercado. E quando vais buscar, tratam-te como se Ibuprofeno fosse droga e tu um viciado. “Já tomaste disto antes?” São 600mg de Ibuprofeno, não cocaína! Paguei $1,45.

As farmácias oferecem opções diferentes para levantar uma receita e os preços variam dependendo da seguradora, da própria farmácia e, obviamente, se têm seguro ou não. Foi engraçado quando, em conversa com uns colegas, nos disseram que por vezes a opção mais barata é sem seguro.

E um exemplo disto foi quando fomos comprar o antibiótico. Os novos cartões do seguro ainda não tinham chegado portanto já eu estava pronta para me levarem à falência quando o senhor na farmácia nos diz que são apenas $8,99 e que estamos com sorte por este ser “um medicamento barato“.

As embalagens de ambos são aqueles frasquinhos que vemos nos filmes, não caixas como estamos habituados e so metem a quantidade que o médico receitou, nem mais um. Não vá uma pessoa fazer sobredosagem e matar-se.

O que registo deste episódio é mesmo o que já é de esperar de um sistema de saúde privado: tudo feito em prol do negócio.

You may also like

1 Comment

  1. Atenção que tomares 3 ibuprofen de 200 não é a mesma coisa que 1 de 600 pois reduz substancialmente a eficácia do medicamento. Abraço TD.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *